Super Street Fighter 4 – Básicos

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Super Street Fighter 4 é um jogo muito competitivo. Simples para os novatos, mas ao mesmo tempo complexo para veteranos, o jogo reúne elementos de versões anteriores, adicionando o novo sistema de Focus Attack e Ultra Combos. Abaixo você encontra, em detalhes, todas as características básicas para começar a jogar como um verdadeiro campeão! Caso tenha dúvida sobre os termos usados, confira também nosso dicionário.
1 – Comandos e Movimentação – Esta versão usa o layout tradicional da série, composto pelo direcional (usado para se movimentar, pular, agachar e defender com as direções correspondentes) e por 6 botões de ataque, sendo 3 socos na fileira de cima e 3 chutes na fileira de baixo, indo do fraco ao forte. As denominações para cada golpe são as seguintes:
- Soco Fraco (Jab)
- Soco Médio (Strong)
- Soco Forte (Fierce)
- Chute Fraco (Short)
- Chute Médio (Forward)
- Chute Forte (Roundhouse)
Nesta versão você também pode dar dash dando dois toques pra frente ou pra trás, sendo este último bom para evitar agarrões e certos ataques quando usado no tempo certo.
2 – Provocação – Quer “torrar o saco” do seu oponente? Aperte soco e chute forte ao mesmo tempo para executar a ação pessoal que você escolheu para seu personagem. Alguns possuem, ainda, ações extras apertando para baixo junto com os botões, como o Dudley jogando uma rosa, o Guile colocando o óculos ou mesmo o Cody, que finge o arremesso de sua pedra, sendo este útil de alguma forma.
3 – Agarrão – Também conhecido como “catada” em algumas regiões, é um elemento fundamental de qualquer Street Fighter. Nesta, executado apertando soco e chute fraco ao mesmo tempo próximo ao oponente, você pode também usar uma variação segurando para trás.
agarrao Super Street Fighter 4   Básicos
Para escapar (Tech), faça o comando do agarrão na mesma hora do oponente. Indicado por um brilho circular azul se feito com sucesso, a escapada deixa ambos os jogadores em situação neutra (sem vantagem de frame).
4 – Ataques Especiais – Cada personagem possui uma gama única de ataques especiais, executados com um comando específico, cujas propriedades vão desde projéteis até golpes com dash, esquiva ou mesmo agarrões de comando. Exemplo – o Fireball (Hadouken) de Ryu, executado com o movimento baixo, baixo e frente (diagonal) e frente mais soco.
ataques especiais Super Street Fighter 4   Básicos
5 – Ataques EX – Originais da série Street Fighter 3, os golpes EX são novidade para a maioria dos personagens. Para executar, basta fazer o golpe que você quer com 2 socos ou chutes, gastando, assim, um quarto da barra de Super. A maioria destes golpes possuem propriedades extras e/ou são multi-hit.
6 – Focus Attack – Executado apertando-se soco e chute médio ao mesmo tempo, este ataque é novo na série. Com ele, você pode absorver um acerto do oponente (seja golpe normal ou magia) e contra atacá-lo, travando-o momentaneamente ou mesmo por um tempo maior (chamado de “Focus Crumple”). Você pode, ainda, usar este golpe no meio de combos em combinação com o dash para estendê-los, causando um estrago maior.
Existem 3 níveis nesta técnica. Dependendo do tempo que você segura os botões, haverão 3 desfechos diferentes:
1 – Contra ataque normal que apenas travará o oponente por um instante. Se pegar em counter ocorrerá o Crumple.
2 – O ataque será mais forte e causará Crumple, permitindo seguir com um combo.
3 – O ataque será indefensável e causará Crumple.
Lembrando que, a qualquer momento, você pode cancelar o carregamento do Focus com dash.
Ao absorver o acerto do oponente, voce perde a quantia de vida proporcional ao golpe, porém a mesma pode se recuperar totalmente a menos que você seja acertado. Além de simplesmente soltar o Focus para acertar o oponente após absorver seu ataque, você pode dar dash para pressionar ou se distanciar do oponente. Essa variação é útil, por exemplo, para atravessar magias simples e avançar sobre o inimigo.
focus attack Super Street Fighter 4   Básicos
7 – Focus Attack Dash Cancel (FADC) – Como mencionado acima, você pode usar o Focus Attack para estender combos. Para tanto, segure o Focus e dê um dash no momento que seu golpe acertar, seja ele um normal ou especial. Com isso você consome metade da barra de Super, mas se recuperará muito antes do seu oponente, abrindo possibilidade para combos devastadores ou simplesmente sair seguramente de um especial defendido.
8 – Armor e Ataques Armor Breaker – Em Super Street Fighter 4, o Focus Attack e alguns golpes EX (como o EX Dash Straight do Balrog) possuem a propriedade “Armor” (Armadura), a qual permite que você absorva um acerto do oponente. Como dito anteriormente, você perde um pouco de vida recuperável, que é anulada se você for acertado novamente. Essa característica é fundamental como ferramenta de aproximação.
Além disso, todos os personagens possuem algum golpe “Armor Breaker” capaz de anular um Focus Attack ou mesmo “destruir” um golpe EX com Armor. Bons exemplos são o Tiger Knee do Sagat, Condor Dive do T.Hawk e o Galactic Tornado do Rufus. Além destes, ataques multi-hit também são muito eficientes.
9 – Super – Você pode executá-lo ao encher a sua barra de Super batendo ou apanhando do oponente, que se mantém através dos rounds. Estes golpes causam um grande estrago, podem ser combados e cancelam alguns normais e golpes especiais.
super combo Super Street Fighter 4   Básicos
10 – Ultra – São mais fortes que os Supers e possuem efeitos visuais espetaculares! Você pode executá-los ao encher a Barra de Revenge levando dano ou absorvendo com Focus Attack.
Chegando na metade, você poderá usar o Ultra nível 1, e ela volta ao zero no início de todo round, portanto é sempre bom usar na primeira oportunidade que tiver. O nível 2 é atingido ao encher a barra toda, mas isso geralmente só acontece quando se está com pouquíssima vida.
Em geral, a maioria absoluta dos Ultras conecta em combo apenas com o oponente em “juggle” (indefeso no ar), não sendo combáveis como os Supers. Lembre-se também que você pode aplicar o Ultra após um Focus Attack com todos os personagens do jogo, que geralmente é o único modo de usá-los sem colocar o oponente em juggle. O dano, porém, é muito reduzido com este método.
ultra combo Super Street Fighter 4   Básicos
11 – Levantamento Rápido (Quick Rise) – Você pode se levantar rápido apertando os 3 socos ou dando um toque para baixo ao ser derrubado no chão, fazendo com que você fique de pé antes do normal e, se bem usado, confunde o jogo de wake-up do oponente. Há ainda situações nas quais você não pode levantar rápido – após agarrões, supers, ultras e alguns golpes especiais.
E isso cobre os básicos sobre a série Street Fighter 4. Caso tenha dúvidas, não hesite em entrar no fórum e perguntar aos muitos jogadores que lá postam!